Álvaro Hardy (Veveco)

| | |

Álvaro Mariano Teixeira Hardy, o Veveco, nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 4 de maio de 1942 e faleceu em março de 2005. Sua avó era mineira de Viçosa e seu avô era belga, tendo se estabelecido na cidade como músico e arquiteto, profissão seguida por Veveco e seu pai. Conheceu e tornou-se amigo de Milton Nascimento na segunda metade da década de 60, época em que o compositor fazia serenatas pela cidade, com Pacífico Mascarenhas e outros músicos. Conheceu os demais membros do Clube da Esquina na Boite Berimbau, famoso reduto dos músicos locais da época. Em diferentes momentos da trajetória do Clube, Veveco destacou-se nos bastidores de shows, festas e reuniões de amigos por uma de suas grandes paixões: a arte de cozinhar, que aprendeu com seu pai. Presença marcante na confraria do Clube da Esquina, Veveco foi homenageado por Milton Nascimento e Fernando Brant na composição “Veveco, Panelas e Canelas”, gravada originalmente por Beto Guedes no disco “Contos da Lua Vaga”.

Depoimento

E eu conheci a turma toda do Clube da Esquina no Berimbau. Curiosamente eu não fui nenhuma vez no Edifício Levy, embora tivesse amigos, que não eram ligados ao Clube da Esquina, que moravam lá. Leia todo o depoimento

Galeria

Fale na Esquina

Fale na Esquina

Deixe uma mensagem

14 Mensagens para Álvaro Hardy (Veveco)

  1. ELVIO disse:

    QUE ESTE ANO SEJA MUITO PRODUTIVO E QUE AS MUSICAS DO CLUBE POSSAM CHEGAR AOS OUVIDOS,DE TODAS AS PESSOAS DO MUNDO.E QUE ALEM DISSO, POSSAM ENTENDER O VERDADEIRO SENTIDO DAS POESIAS CONTIDA NO TRABALHO DE CADA INTEGRANTE DO CLUBE.

  2. Cléssio Murilo disse:

    Muito interessante criar um mecanismo virtual que, juntamente com a riqueza da obra produzida por vocês, garanta a perpetuação deste marco da música brasileira o "clube da esquina". Sucesso sempre!

  3. jonathan disse:

    Saudade desse ser maravilhoso que ele é,um grande amigo de trabalho que sua vida seja repleta de coisas lindas,maravilhosas parabéns Dr. José Francisco.
    ASS: Jonathan Marcell Miranda.Ex Boy da Sasd.

  4. ´vania disse:

    A Adav terá uma apresentação de balé com crianças carentes no dia 05 e 06 de novembro com o tema e musica do Clube da Esquina, no teatro de Ibirité, esse é o tema estudado esse semestre pelas crianças.

  5. ROGERIO FORTES disse:

    MANE QUE SAUDADES

  6. Camila Amaral disse:

    Olá,__Me chamo Camila Amaral. Sou estudando do 7° período de História da UNI-BH. O Museu Clube da Esquina é o meu objeto de pesquisa. Estou escrevendo o primeiro capítulo da minha monografia, semestre que vem ela estará concluída. Gostaria que meu trabalho, quando estiver conclúido participasse da Academia da Esquina.__Um abraço.__Camila.

  7. Nilda disse:

    Eu amo de paixão a turma do Clube da Esquina!!! Que bom que eles existem e fazem nossos dias serem melhores com suas lindas canções. Beijos a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Irene Baêta Santos disse:

    Um clube e sua música que alcaçaram o mundo!
    Parabéns Clube da Esquina. Quero ter muita vida ainda, para continuar ouvindo, curtindo, revivendo e vivendo as músicas de vcs. Grande beijo.

  9. Décio Marques disse:

    Nós,amantes da boa música,que o diga nosso excelente apresentador do Bom Dia Brasil,Chico Pinheiro,só temos a agradecer a
    Dona Maricota e Senhor Salomão a ter nos abençoado os ouvidos com o fruto que seus filhos produziram e ainda vão produzir
    muito mais,através de sua geração!

  10. Emerson Chácara Bila disse:

    Sempre acompanho Vcs. Nota mil. sejam sempre assim

  11. Berenice Chaves disse:

    Que a comemoração dos 40 anos do Clube da Esquina possa renovar os ideais e atitudes que fizeram desse movimento, um dos mais importantes e valorosos da música popular brasileira. Que os fãs que "ainda" não "deram certo" persistam na busca da boa música, da pura poesia contida em cada obra prima feita pelos grandes artistas desse incrível movimento.

  12. Aurete Alcantara disse:

    Estamos sem contato a muito tempo,sei que amigos estao presentos de uma forma ou outra…mas a sua presenca me faz falta.Me de noticias. Um abraco fraternal de sua grande amiga. t. 85482944 .Aurete

  13. Mário Borges disse:

    Olá pessoal clube da esquina,aqui quem fala Mário Borges,gostaria contato com Aluizio Salles,o Juninho,participei de um livro
    de poesias,um dos temas é o presépio do Pipiripau,

  14. cecilia disse:

    Pessoal,

    sou jornalista no Rio e preciso muito encontrar o compositor Tavito.
    Alguem pode ajudar?
    Meu email é: ceciliademoraes@hotmail.com

    muito obrigada